top of page
Buscar

Melasma, como tratar este tipo de mancha na pele!

Foto do escritor: Luciana Masson BeautyLuciana Masson Beauty

Atualizado: 2 de out. de 2020


Melasma o que é?


Melasma é o surgimento de manchas escuras amarronzadas na pele, que normalmente aparecem no rosto, podendo ocorrer em áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, podendo também afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

Tipos de Melasma


- Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).


- Melasma dérmico: É Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.


- Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.


Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.


Causas


Não existe uma única causa definida para o melasma, sabe-se que ela está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, outras doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.


A maioria das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.


São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento do melasma, dentre eles:

- Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.

- Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide.

- Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os caso de melasma.



Fatores de risco


São vários e diversos os fatores que aumentam o risco da pessoa contrair melasma, entre eles:

- Ser mulher, pois elas representam aproximadamente 90% do total dos casos de melasma conhecidos.

- Ter um tom de pele mais escuro, como as africanas e afrodescendentes, indianas, hispânicas e asiáticas, pois são mais propensas a contrair melasma por possuírem mais melanócitos ativos para a produção de melanina (pigmentação da pele).

- Estar gestante também contribui por causa às alterações hormonais.

- Algum familiar já ter tido melasma.

- Temperaturas Altas, exposição ao sol e época de verão.



Sintomas de Melasma


Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas na maioria dos casos no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.



Como tratar o melasma


Há diversas formas de clarear o melasma. O inverno é a melhor época para fazer procedimentos, procure um especialista. Peelings clareadores e lasers, por exemplo, podem auxiliar no tratamento das manchas na pele. Já ao longo de todo o ano, tenha uma rotina de cuidados preventivos com a pele e adicione produtos clareadores em seu nécessaire.

Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratol. Além disso, as vitaminas C e E tópicas também são ótimas opções, por serem poderosos antioxidantes e potencializarem o efeito do protetor solar. Esses ativos não só clareiam e diminuem as manchas na pele, mas também previnem o surgimento de novas marcas.


Agende uma consulta!!


Luciana Masson beauty


Campinas - São Paulo - Brasil

Porto - Lisboa - Portugal

 

Comments


© 2015 Todos os direitos reservados - LM Beauty

bottom of page